Pesquisa ouviu 2.500 pessoas entre os dias 28 e 30 de agosto; margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente em cenários de intenção de voto para ocupar novamente o Palácio do Planalto, aponta pesquisa Real Time Big Data divulgada
Contra Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, o presidente da República tem 45% das intenções, enquanto Ratinho chega a 21%. Votos em branco e nulos seriam 8%, e os que não souberam opinar ou não responderam, 10%.
No mesmo cenário, Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, tem 10%. Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, chega a 4%.
Em uma nova estimativa, agora com Eduardo Leite (PSD), a diferença é ainda maior: Lula tem 45%, e Leite, 17%. Brancos e nulos são 9%, e indecisos e os que não responderam, 10%.
Empate técnico
As exceções seriam contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Tanto Lula, quanto Bolsonaro, aparecem com 43% das intenções de voto. Já contra Tarcísio, o petista chega a 42%, e o governador, 40%. A margem de erro é de três pontos percentuais, o que os deixa empatados.
Contra Michelle, o mandatário contaria com 43% e Michelle, 37%. Votos nulos e em branco somariam 8%; os indecisos e que não responderam, 5%. Eles empatam no limite da margem de erro.
A pesquisa foi encomendada pela Record e coletou dados de 2.500 pessoas entre os dias 28 e 30 de agosto por consultas telefônicas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Veja os cenários:
Cenário 1
Lula (PT): 42%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 40%
Romeu Zema (Novo): 4%
Renan Santos (Missão): 2%
Nulo/branco: 7%
NS/NR: 5%